Bem-vindo(a) ao nosso site!! - 25 de Outubro de 2014.    -     Faltam -623 dias para o Carnaval 2013!!
Buscar:
Patrocinadores
Rubra Chery
Chery
Parceiros
Águia da Portela

No carnaval carioca, os símbolos sempre tiveram um lugar especial nas mais diversas manifestações. A poderosa Águia, também na folia momesca, mereceu grande destaque, estando sempre associada a grandes vitórias, conquistas e transformações.

 

Imponente no Clube dos Democráticos, grande sociedade fundada em 1867, a águia brilhava ao lado das cores preta e branca. Além de inúmeras inovações para o carnaval, destacando-se o primeiro carro alegórico da história da folia carioca, a Águia dos Democráticos esteve presente em momentos cruciais da História do Brasil, como nas campanhas pela abolição da escravatura e pela proclamação da República. A Águia "altaneira" trazia no bico o nome dos Democráticos e cruzou os séculos XIX e XX recebendo alguns dos maiores nomes da vida social brasileira.

 

Em 1907, o Ameno Resedá trouxe a águia para brilhar também nas apresentações dos ranchos. Responsável pela grande transformação que ocorreu nessa manifestação carnavalesca, o Ameno Resedá modificou definitivamente o rumo do carnaval carioca. A águia seguia sua trajetória gloriosa, escrevendo a história da cultura do Rio de Janeiro. No revolucionário rancho, a idolatria pode ser verificada em versos como esse, de Mut & Jeff:

 

"Águia altaneira, dominante e ousada Teu porte altivo na lenda encantada Traduz os feitos que nos diz a história!"

 

A saga da águia teria que continuar, e após alçar seu majestoso vôo sobre os ranchos e as grandes sociedades, pousou nas nascentes escolas de samba. Agora, envolvida pelo manto azul-e-branco da Portela, a "rainha dos céus" continuaria a deixar sua marca, determinando os destinos do carnaval carioca.

 

A Águia portelense foi concebida por Antônio Caetano, e desde os primeiros anos da década de trinta brilha intensamente no altar do samba. Gloriosa Águia altaneira, soberana das passarelas, majestade do carnaval.

 

A Águia portelense é o símbolo mais admirado, respeitado e festejado entre todas as escolas de samba. A Águia sempre goza de destacado lugar em seus desfiles. Sua entrada na avenida é um dos pontos altos do carnaval carioca, cercado de mistérios e segredos.

 

A Águia da Portela evoluiu ao longo dos carnavais. Das concepções ingênuas dos primeiros anos, passou a bater as asas no final dos anos 70 e no final da década de 80 saía do chão graças a um elevador. Hoje, a Águia da Portela é sempre a alegoria da escola tratada com mais cuidado, recebendo os mais modernos recursos tecnológicos.

 

É inexplicável o fascínio que a Águia tem sobre uma criança, renovando entre os jovens o amor pela Portela. Grande parte do sucesso portelense deve-se à simbologia de sua Águia. Legiões de portelenses se formaram vendo o majestoso símbolo entrando na avenida, imponente, soltando seu grito de guerra, alçando vôo sobre a avenida. Como faz desde o primeiro desfile.

 

De norte a sul do Brasil, a Portela inspirou o surgimento de novas escolas. A altaneira Águia azul-e-branca, dessa forma, deixou sua marca em cada carnaval de nosso país.

 

Todo portelense tem um pouco de águia, como dizia Natal. No filme de nossa gloriosa trajetória, a Águia é a principal protagonista. Sempre presente, impondo respeito, demonstrando força. Os homens passam, o símbolo fica. A Águia portelense é eterna. Símbolo máximo de poder, na Portela e ao longo da História.

  

Bibliografia:

 

DURKEIM, Émile - "As formas elementares da vida religiosa". Paulinas, 1989.

Jornal O GLOBO, 27/10/1975 "Águia altaneira, símbolo de pujança do carnaval" - Jote Efegê.

ARAÚJO, HIram - "Carnaval, seis milênios de História" Gryphus. 2000.

______ & JÓRIO, Amaury - Escolas de samba em desfile

CANDEIA FILHO, Antônio & ARAÚJO, Isnard. "Escola de samba - árvore que esqueceu a raiz". Lidador.

 

Autores: Geraldino e Fábio Pavão.

 

 

 

» voltar



Entrevistas
Valci Pelé
&...

Especiais
70 anos de Candeia!
  Este ano de 2005 marca três data...
Dedicatória
Jorge do Violão
Carnaval 2013

1 Visitantes Online
© Copyright PortelaWeb - 2006-2014. Todos os direitos reservados.